sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aldeia Tremembé São José e Buriti realiza IV Festa do Murici e do Batiputá

Publicado originalmente em: www.cetra.org.br


A IV Festa do Murici e do Batiputá, da Aldéia Tremembé de São José e Buriti em Itapipoca, ocorreu no período de 10 a 14 de Janeiro, com a presença de lideranças e entidades afins, como CETRA e Missão Tremembé, professores, curandeiros, rezadeiras e parteiras da região e visitantes.
Os dias 10, 11 e 12 foram reservados para a coleta e a seleção do murici e do batiputá e o dia 13 para preparação do óleo do batiputá. Somente no dia 14 foram inciados os festejos propriamente ditos, com toda uma programação voltada para a cultura indígena, costumes, crenças e rituais, como a dança do Torém e o ritual de cura, voltando os olhares sempre para os avanços e dificuldades da luta indígena.
Herbene, liderança Tremembé e beneficiária do Projeto Mulher Rural, colocou que a participação da mulher ocorre de forma efetiva desde a apanha do murici e do batiputá na mata, passando pela seleção dos frutos, pela preparação dos alimentos e pela organização do evento. “A mulher tem sido a fonte inspiradora da família para a continuidade dos costumes, motiva os filhos e marido a levantar as 5 da manha já com o café prontinho para seguir para a mata”, explica.
Adriana, liderança do Povo Tremembé e mentora da idéia de festejar o murici e o batiputá há quatro anos, coloca que todos os momentos são muito importantes, mas que o último dia é a consagração de todos os esforços, momentos de reflexão, discussão e planejamento da próxima colheita, colocando o que foi bom e ruim. É também o momento do ritual sagrado, quando se juntam rezadeiras e curandeiros em homenagem ao fortalecimento da luta. “Aproveitamos para mostrar o valor da nossa cultura tanto para nosso povo como para os visitantes”, finaliza a líder.
O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador acompanha 10 mulheres na aldeia Buriti pelo Projeto Mulher Rural de Assistência Técnica, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário via Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE).
Confira as imagens:
Apanha do Batiputá
Óleo do Batiputá
Ritual de Adoração
Torém





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Comente, critique, opine!