quarta-feira, 6 de abril de 2011

FUNAI e Prefeitura de Acaraú firmam parceria para construir as Cozinhas Comunitárias de Queimadas e Telhas


A Prefeitura de Acaraú firmou parceria com a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, com o objetivo de construir duas cozinhas comunitárias para as aldeias Tremembé de Queimadas e Telhas. No acordo ficou estabelecido que o órgão indigenista entrará com todo o material de construção, enquanto a prefeitura ficará responsável pelo pagamento da mão de obra.
Em reunião realizada no último dia 05 de abril, nas duas aldeias, foi confirmada a parceria entre as duas instituições e deliberado os encaminhamentos relacionados ao processo de construção dos prédios. Ficou decidido que os profissionais das próprias aldeias irão se responsabilizar pela construção e a prefeitura pelo pagamento. Na ocasião, foi apresentado um modelo de planta baixa da cozinha, que segue padrões semelhantes aos das cozinhas comunitárias do MDS, no que se refere à área de produção de alimentos.
A cozinha comunitária é um sonho antigo das mulheres Tremembé das duas aldeias, que a partir de agora poderão ampliar e diversificar os produtos comercializados através do PAA Doação Simultânea da CONAB, como também estabelecer outras estratégias de comercialização dos produtos.

Reunião na aldeia Telhas

Reunião na aldeia Queimadas

 Além disso, as cozinhas comunitárias irão fortalecer e complementar as ações dos dois projetos aprovados na chamada pública para mulheres da Carteira Indígena (MMA/MDS), em janeiro deste ano. O projeto, já citado neste blog, prevê a aquisição de equipamentos para as cozinhas, cursos de capacitação, produção de mudas, assistência técnica, entre outras coisas.
 Participaram da reunião supracitada, José Maria Valente, representando o prefeito Pedro Fonteles, e o técnico Ronaldo Santiago, da Secretaria de Assistência Social e responsável pelo trabalho com as comunidades indígenas Tremembé de Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Comente, critique, opine!